|
"Excelente!"
"Smithers!"
"Simpson!"
Charles Montgomery Burns é um personagem do desenho Os Simpsons, nascido no dia 15 de setembro de 1883, e tem 128 anos.
É o homem mais rico de Springfield e também um dos homens mais malvados do mundo. Dono da Usina Nuclear, onde trabalha Homer Simpson, do Cassino e de um Hotel; guarda algo em torno de 1 milhão de dólares em dinheiro na carteira. Waylon Smithers é seu assistente puxa-saco, e aparentemente apaixonado pelo patrão. Cada vez que Burns encontra Homer não se lembra do nome dele, então pergunta sempre pra Smithers:"Smithers, quem é esse homem?" e depois que Smithers lhe responde, ele fala: "Simpson, hein!?"
Quando ele passa, as flores morrem e a grama queima sob seus pés. Seus pontos mais marcantes são: sua velhice, magreza, arrogância, ganância, possível pacto com o diabo, Autoritarismo, Fraqueza física, Egoísmo, Megalomania, desprezo vindo dos outros, etc.
De acordo com alguns episódios, acredita-se que ele tenha dado uma fortuna ao diabo em troca de sua longevidade vital.
Fala Fluentemente Inglês e Alemão; sempre fala expressões muito antigas; sua frase mais famosa é: "Excelente!". uma de suas expressões antigas foi:
"Quero mandar essa carta para o Consulado Prussiano do Sião. Ainda pego o malote das 16 horas?"
Em um episódio, contratam Homer para descobrir se Burns roubou e escondeu em sua mansão uma mala com trilhões de dólares que seriam destinados para as vítimas da guerra, pois Sr. Burns era piloto de aviões.